quarta-feira, 28 de agosto de 2013

"Xô" Preconceito Literário!

Olá, meus lindos!! Que saudade de vocês! O post de hoje é pra manifestar a minha indignação com algumas coisas que tenho visto por aí. Como uma amante do mundo literário, curto muitas páginas relacionadas à esse assunto no facebook e tenho percebido uma coisa: as pessoas não respeitam o que você lê. Vou explicar.

A leitura tem várias utilidades: instruir, ensinar, ajudar, divertir (sim, divertir), entre muitas outras. Algumas pessoas, porém, esquecem da parte divertida do ato de ler. Se embasam na famosa frase: "Leitor é aquele que lê Machado de Assim, Shakespeare, C.S. Lewis... os outros não são leitores". Por favor, pessoal! Leitor é aquele que ama ler, sejam grandes clássicos, livros "da moda" ou livros que ninguém conhece (não desmerecendo os grandes clássico s- alguns eu também gosto muito). Leitor é aquele que, mais do que sair por ai dizendo que lê n livros, se diverte em sua leitura. Chora, ri, fica nervoso ou feliz ao ler um livro. Nenhuma leitura é perdida: sempre há algo de bom em ler. E sim, é possível faze uma leitura crítica de qualquer livro.

Pra que humilhar, xingar e até mesmo fazer piadinhas (muito sem graça, por sinal) com pessoas que curtem Nickolas Sparks, E.L. James e a saga Harry Potter?  E o preconceito não para por aí: é com qualquer livro que esteja em alta, que seja totalmente desconhecido ou que não tenha feito muito sucesso.
 Pra você, a história pode não ser boa, mas pode mudar a vida de outras pessoas! Pra você, pode não haver nada de bom em tais livros, mas outras pessoas encontram neles coisas realmente magníficas.
Num mundo onde tanto se prega a liberdade, a igualdade e o respeito, esse tipo de preconceito está um tanto obsoleto, não acha?

Eu leio o que quero, gosto do que gosto e não sou obrigada a gostar do que você ACHA que é alta literatura. Eu posso ter as MINHAS opiniões e mereço ser respeitada por elas!  Eu posso ser inteligente, ter visão crítica do mundo ao meu redor e ler livros que PRA VOCÊ são perda de tempo.

E eu digo: Xô preconceito literário!


2 comentários:

Brendo disse...

Sei como é isso :/
Sofri muito preconceito quando estava lendo "A Culpa é das Estrelas". A zoeira seria ainda maior se estivessem me vendo lendo a parte em que o GUS morre e eu chorando lendo. :/

Thaís D. disse...

É triste msm. Eu já sofri mt preconceito por estar lendo certos tipos de livro e mais ainda quando dizia que gostava deles. Mas, deixa isso pra lá e vai ser feliz lendo oq vc tem vontade! :D

 
;