quinta-feira, 27 de junho de 2013

Sugestão de Leitura: Assassinatos na Academia Brasileira de Letras!

Olá queridos leitores! Tudo bem com vocês? Hoje trago umas sugestão de leitura muito interessante, de um autor brasileiro! Então, confiram!!

 Assassinatos na Academia Brasileira de Letras - Jô Soares




Sinopse: Valendo-se da graça e irreverência de um dos mais famosos entrevistadores da televisão brasileira, Assassinatos na Academia Brasileira de Letras de Jô Soares, reúne ficção e fatos reais numa trama envolvente. O ano é 1924 e a cidade é o Rio de Janeiro. O cassino do Copacabana Palace foi inaugurado e o glamour e sofisticação já estavam presentes em Ipanema desde então. Era pelo centro da cidade maravilhosa que circulava a alta sociedade e os grandes intelectuais em atividade em nosso país. Mal sabem estes pensadores que um serial killer está à solta, exterminando somente um tipo de vítima: os membros da prestigiada Academia Brasileira de Letras. 
Mas quais os motivos que levam alguém a cometer um ato insano contra homens que se reúnem todas as tardes de quinta-feira para tomar chá com bolo? 
Os crimes que acontecem neste livro não se tratam, apesar de todos os imortais mortos, de um ajuste de contas com os cânones bem pensantes de bem escrever pátrio. O assassino não é um crítico ou um leitor mais exigente, mas alguém que age envolto ao mistério da trama. Os Imortais da Academia Brasileira de Letras morrem em cartões-postais do Rio. Sem sangue. Estrebucham aparentemente do nada. No bondinho do Corcovado, no altar da igreja da Candelária. A brincadeira proposta por Jô é fazer com que o leitor, no meio de várias pistas, descubra qual é a verdadeira e identifique o criminoso.
Jô espera que os imortais de hoje percebam que é um romance de humor, e que, se for pra morrer, que seja de rir. Assassinatos na Academia Brasileira de Letras com seus personagens caricatos e sua mescla de ficção com realidade na medida certa, para não alterar fatos históricos, prende o leitor até a última página.

Comentário: Permeado de morbidez e humor, Jô escreve este livro de forma majestosa. O português é antigo, tal qual a história, é difícil e alguns leitores - eu também, não minto - poderão achar um tanto cansativo em determinados trechos. Mas é um livro intrigante,  cheio de aventuras, que reúne mistério e história numa mesma trama . É simplesmente fabuloso e merece ser lido!

Frases:  "Indiferente a tudo, Aloysio Varejeira ajustou no nariz o lorgnon que lhe facilitava a leitura, abriu a boca cheia de molares luzidios e, engrolando um ruidoso gorgolejo, tombou morto sobre o caixão do seu confrade."

"Deputados e senadores, conhecedores das tensões do momento político,
dirigiam olhares para o presidente, conjecturando sobre possíveis rebeliões tenentistas, inspiradas pelos Dezoito do Forte. Enfim, como em qualquer funeral, o único silencioso era o morto."



Curiosidade: Para os apaixonados por investigação e literatura, o livro conta com um site muito interessante e criativo! Você pode visitá-lo clicando aqui!

Bom, espero que tenham gostado!! E, se quiserem ter acesso à conteúdos exclusivos, curta a Página do Blog clicando aqui! Um beijo e até a próxima!

Nenhum comentário:

 
;