sexta-feira, 24 de maio de 2013

Resenha do Leitor: Memórias de uma Gueixa

Olá, leitores! Como estão? O post de hoje é muito especial! A primeira "resenha do leitor" foi enviada! O livro resenhado é Memórias de uma Gueixa e a leitora que enviou foi Mariana Almeida. Obrigada, Mariana, por sua participação!!! Então, vamos lá!!

Memórias de uma Gueixa - Artur Golden


"O livro Memórias de uma Gueixa é um romance que se passa dentro da cultura oriental japonesa. Este descreve a vida de Chiyo, uma menina pobre que vivia em Yoroido que, mesmo em meio a seus problemas, conseguiu se transformar em uma gueixa do mais alto status dentro de seu país e conquistar o coração do Homem que ela sempre amou.
Chiyo tinha uma vida difícil; sua mãe estava morrendo, seu pai era muito velho, e sua irmã era alguns anos mais velha que ela. Ela então conhece um homem chamado Tanaka Ichiro, o qual manda Chiyo e sua irmã Satsu para outra cidade – Kioto- e lá as duas são separadas.
Ela vai para um Okiya, lugar onde são criadas gueixas (mulheres destinadas à entreter os homens), enquanto sua irmã vai para a casa de prostitutas em kioto .
Dentro do Okiya, Chiyo conhece uma menina da mesma idade que ela, menina esta que era apelidada de abóbora; conhece também titia (uma mulher que fora uma gueixa mal sucedida), mamãe (filha do okiya e irmã de titia) e vovó ( dona do okiya, senhora de idade, que fora gueixa há muitos anos antes de mamãe e titia), e por fim Hatsumomo ( atual gueixa e fonte de lucro para o okiya).
Todos no okiya ficaram extremamente assustados com a aparência de Chiyo por ela possuir lindos olhos azuis.
Pela beleza e esperteza de Chiyo, Hatsumomo começa a fazer de tudo para tirar a menina do Okiya.
Em um de seus passeios por Kioto, ela conhece o presidente, e passa a se lembrar dele todos os dias, guardando um lenço que recebeu do mesmo. Além disso, Chiyo sente a vontade de virar uma gueixa, para poder reencontrar o presidente.
Então, a garota dos olhos azuis que estava sendo treinada para ser gueixa, tenta fugir com sua Irma Satsu – uma tentativa mal sucedida -, e é penalizada de continuar suas aulas, ficando assim limitada a ser pra sempre uma escrava do okiya, até que Mameha ( uma das gueixas de mais alto status em kioto) toma chiyo como sua irmã mais nova, a qual passa a se chamar Sayuri. Enquanto isso, Hatsumomo adota Abóbora como sua irmã mais nova.
Várias vezes quando Sayuri e sua irmã mais velha – Mameha – saíam para entreter, Hatsumomo tentava fazer de tudo para que Sayuri não obtivesse fama como gueixa. No entanto foram tentativas mal sucedidas, pois em seus 18 anos, Sayuri já tinha ganhado mais que a própria Mameha, sendo assim, Sayuri é adotada como filha do Okiya, passando a se chamar Nitta sayuri ( Nitta pois o nome de mamãe – antiga filha do okiya- era Nitta).
Algum tempo depois, por raiva de Nitta Sayuri ter atingido seu auge de gueixa com seus 18 anos, Hatsumomo se enfurece e incendeia o quarto de  Sayuri, e é mandada embora do Okiya.
Era época da Segunda Guerra Mundial, e os okiyas foram fechados, restando às gueixas ou trabalharem em indústrias, ou trabalharem como prostitutas. No entanto, o presidente e Nobu -seu amigo- mandaram Sayuri para a casa de uma família e Mameha para ser enfermeira em um hospital.
Ao findar a guerra, os Okiyas reabrem, e Sayuri volta a ser uma gueixa. Quando suas esperanças de ficar com o presidente foram embora, este a surpreeende se tornando seu Danna ( como se fosse um “marido” das gueixas).
Ao fim do livro, Sayuri conta que sua vida com o presidente nem sempre foi um “mar de rosas” como as pessoas imaginavam, houve conflitos, e dias em que tudo dava errado. No entanto, ela esteve com o presidente até o dia de sua morte."

Por Mariana Almeida
                                                                   Desenho feito por Mariana Almeida
Curiosidades:                                                                              

O livro é mais um, dentre muitos, que se tornaram filmes! Vale a pena assisti-lo, não perde em nada para o livro!

E então? Gostaram? Espero que sim! Se você quiser enviar sua resenha, clique aqui e saiba como fazê-lo! Um beijo e até a próxima!
 

2 comentários:

Unknown disse...

Ai,mentira né ? Eu amooooooooooooooooo memórias de uma gueixa, muito lindo gente ♥
Seguindo aqui flor,bjoo.

http://garotacomglitter.blogspot.com.br/

Thaís D. disse...

Eu vi apenas o filme, e achei realmente lindo mesmo! Obrigada por seguir! Você será sempre bem-vinda!!!

 
;