quarta-feira, 20 de março de 2013

Porque ler é bom!


Olá leitores!! Hoje é um dia especial: o dia do blogueiro!! Isso mesmo! Nem eu sabia que nós, blogueiros, tínhamos um dia! E, pra comemorar em grande estilo, escrevi um texto que explica e resume o sentimento de todo amante por livros!

Parabéns pra nós!!

"Minha paixão por leitura começou desde cedo, tão cedo que nem me lembro mais. Sempre fui incentivada pela minha família mas, principalmente pela minha mãe. Nunca li por obrigação e sempre detestei ter de ler os livros escolhidos pela escola. Meu lugar preferido no mundo sempre foi uma biblioteca.

Eu cresci e meu gosto por livros também. Hoje leio livros maiores, complexos, mas igualmente bons. Ainda lembro dos meus inúmeros livros infanto-juvenis que li sentada na velha mureta do quintal de casa. Nesse mesmo lugar li os livros que não queria, os que detestei, os que amei, os que me marcaram. E fui feliz.

O meu maior desafio é fazer com que as pessoas entendam que ler é bom. Ler nos faz pessoas críticas, cultas e melhores. Mas ler com prazer faz bem para a própria alma. Sabe qual é a melhor paste disso tudo? Saber que você é integrante de uma história; viajar por lugares inusitados, comer comidas extravagantes, viver aventuras inenarráveis. Tudo isso sem sair do lugar.


Não é preciso ler - ou obrigatoriamente gostar - dos grandes clássicos, dos livros difíceis ou famosos. Os poemas ininteligíveis e os sonetos matematicamente calculados. Basta-se ler o que quer, quando quer e assim cria-se o gosto pelo abstrato quase palpável que os livros nos fornecem.

A leitura é livre de preconceitos. Aliás, a leitura é livre. Ela liberta. Abre as nossas asas, fecha-as quando necessário. Expandi nosso conceito de mundo, cria novos mundos. Ensina, educa, diverte.

O maior desafio é descobrir o que realmente você gosta de ler. Seria romance? Aventura ou suspense? Ficção científica? Só lendo mesmo pra descobrir... E quando o gosto pela leitura nasce, floresce é impossível impedir seu crescimento. É como uma árvore trapadeira que não deve ser podada. Modéstia à parte, os leitores são pessoas mais criativas, mais atenciosas, mais corretas e mais felizes. Nosso prazer é -quase- fácil de ser encontrado. Nossa alegria se resume a parágrafos e capítulos e nos sentimos bem assim.

Hoje sou blogueira, estudante mas, acima de tudo, leitora. Porque aquelas preciosas páginas são tudo o que sou, tudo o que sou de pior e de melhor. Aquelas páginas amareladas resumem uma vida, um coração e um sentimento. Porque leitura é amor. Porque ler é bom!"



Nenhum comentário:

 
;