terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Resenha: Ascensão e Queda de Pedro Pluma

Olá queridos e queridas! A tão esperada resenha chegou!!!!! Como prometido, hoje vou falar sobre um livro muito especial. O querido Antonio Luiz Nilo entrou em contato com o blog e nos presenteou com uma obra sua. E agora, vou apresentá-la a vocês!

Ascensão e Queda de Pedro Pluma - Antonio Luiz Nilo 


Bom, confesso a vocês que este livro é o mais difícil que eu já resenhei até hoje (por isso a demora em trazê-lo para o blog). É uma história simplesmente magnífica e cheia de surpresas, é diferente e envolvente, dinâmico e não dá vontade de parar de ler. Entrou pra lista dos melhores já lidos!!

Ele conta a história de Pedro Pluma (ou Julião, como quiserem) e Paulo. Pedro (Julião) Pluma é um pintor e seu mais recente trabalho é pintar as janelas de um velho prédio do Rio de Janeiro. E o trabalho de Paulo é fotografar o trabalhador.... caindo do prédio. Isso mesmo, Paulo vive de fotografar tragédias, está sempre presente na hora dos cliques mais espetaculares da história: pessoas morrendo, levando tiros, ou caindo. Acontece que o grande Julião (ou Pedro) é um homem de sorte e simplesmente não cai do enorme andaime que o separa da Avenida Prestes. O fotógrafo renomado, então, resolve dar seu "jeitinho" para fazer com que Julião caia. No meio dessa história, Paulo vai descobrindo uma incrível semelhança entre ele e Julião, que o faz ficar ainda mais desesperado pelo fim do seu trabalho.

Esse enredo é ainda permeado por pessoas interessantíssimas e uma delas é Verônica, namorada de Paulo e co-autora do livro (Fred - que já vou apresentar - me perdoe, mas ela te ajudou a escrever este livro!) e o grande escritor Fred. Ao que tudo indica, ele é o triste e perturbado autor do livro. Quer que tudo saia do seu jeito, mas é sempre interrompido pelo rompante de Verônica. E, além de tudo isso, os dois sempre brigam na frente do leitor. Isso mesmo! O autor e a co-autora interagem com o leitor... não é estranho? Sim, é estranho mas é magnífico! (Ainda quero perguntar a Antonio Luiz quem teve essa ideia!) Ah! E no livro ainda existe espaço para o misterioso narrador nas cenas de amor entre Julião e sua digníssima esposa Tininha!

E, no desenrolar da trama, surgem personagens cativantes que colocam mais "pimenta" numa história já muito "apimentada" e, como qualquer obra digna do Oscar, o final é surpreendente!

O que mais me chamou a atenção nessa obra foi a facilidade com que o autor "mudou de roupa": cada capítulo do livro é narrado por um personagem, e o caríssimo Antonio soube representá-las muito bem, com todas as suas particularidades e personalidades, nos fazendo crer que quem narrava era o próprio personagem! Outra coisa interessante foi a interação entre leitor e escritor. Achei absolutamente incrível a forma como Fred (o autor-personagem) aparece e some da história. A trama é envolvente e confusa, colocando sempre um ponto de interrogação em nossa mente, até mesmo no final. Ah! O final.... surpreendente e emocionante!!

Opinião: Maravilhoso, indescritível, diferente, cativante, emocionante.... e todos os outros bons adjetivos que existem!! Recomendo pra TODO MUNDO (exceto crianças) !!

Frases: As belíssimas e interessantes frases de Fred (ou seria de Antonio?):

"Pelo diálogo, uma cena simplíssima de se visualizar. Poderia até me eximir da narração. Mas, como é meu encargo descrever o teatro lascivo dessa dupla, digamos, curiosa... vamos em frente."

"Quem fala agora é Verônica. Exclusivamente para vocês, caros leitores. A história, acredito, deve estar interessante. Caso contrário, vocês não teriam sobrevivido até aqui."

"Ah! Tiinha! Tô precisando mesmo de um roça-roça. Vamo logo pra cama."

"Quarta-feira seria um excelente dia para um tombo fatal."

 "Ok, ok, leitores! Agora, é pra vocês! Não quero confundi-los. São apenas elucubrações, é claro. Viagens da criação literária. Verônica sou eu! Isso todo mundo sabe. Assim como Paulo é Julião!"


Então, leitores? Gostaram? Comentem o post e não se esqueçam de curtia a página do blog aqui! Até a próxima, pessoal!!




Um comentário:

Thaís D. disse...

Olá!! Obrigada pela visita e por me seguir! Vou lá conhecer seu blog, sim!! Beijos, volte sempre e fique à vontade!!! :)

 
;