sábado, 19 de janeiro de 2013

Resenha: 50 Tons de Cinza



Menores de 18 anos, parem de ler! (Risos)

Olá, amados leitores. A resenha que vos trago hoje é tingida em 50 tons. Sei que vocês já leram MUITAS resenhas desse livro, sei que também já leram MUITAS críticas - quase sempre duras e ofensivas -, mas eu vim trazer a minha versão. Minha opinião é um pouco diferente das demais, mas espero que vocês gostem!

Durante os próximos três dias, falarei da trilogia 50 Tons. Então, comecemos!!

50 Tons de Cinza - EL James




Anastasia Steele (ou simplesmente Ana) é uma jovem que está em seu último ano na faculdade. Leva uma vida normal: estuda, trabalha, mora com sua amiga e ainda não tem namorado. Em um belo - e inesperado - dia, Ana se vê incumbida de uma difícil missão: entrevistar um empresário rico, famoso e esplendorosamente lindo - Christian Grey. A entrevista é um fiasco e Ana não consegue mais tirar o grande empresário de sua mente.
O "romance" começa quando a jovem Ana percebe que Christian também está interessado por ela. Virgem e louca pra encontrar um grande amor, ela aceita ir à casa de Christian e lá descobre o seu profundo segredo: o contrato...

O príncipe encantado que Ana encontrara, na verdade era um sadomasoquista dominador... Suas relações não eram baseadas em sentimentos e, sim, em uma "troca de prazeres", cujo objetivo era satisfazer.  Mas, para que "a coisa" funcionasse direito, era necessário um contrato, em que a submissa se comprometia e se responsabilizava por todos os seus atos:

"A submissa obedecerá a quaisquer instruções dadas pelo dominador. (...) O Dominador pode disciplinar a Submissa conforme o necessário para assegurar que ela valorize plenamente seu papel de Subserviência. (...)"

Ao ler tal contrato, Ana fica, no mínimo, chocada. Christian não conhece o amor, somente a relação dominação-submissão. Mas se sente intensamente atraído pela pobre Ana. Como essa é a única maneira de ter um relacionamento com Grey, Ana aceita se tornar uma submissa.

Como submissa de Christian, Ana descobre coisas sobre si e sobre seu corpo que jamais pensou que existiria. Agora, dentro de si, ela possuía sua deusa interior e seu inconsciente. Grey a levara ao limite do prazer... e Ana amara...

Mas Anastasia quer mais... mais do Christian pode oferecer. A partir de então, ela começa a descobrir segredos profundos da vida do grande empresário. Sua vida "fodida em 50 tons", seus sofrimentos, sua autopunição e seus sentimentos, à respeito de si mesmo e das pessoas, que muitas vezes são duros e obscuros. Será que Ana está disposta a ir mais fundo nessa estranha relação?

Mais que sexo, o livro aborda uma questão psicológica que muita gente ignorou. Os traumas de uma infância perdida, os medos escondidos e a vontade de ser castigado por um crime que não cometeu.
É um livro pra pessoas que sabem ler nas entrelinhas, que sabem ler o que não está escrito. É pra pessoas livres de preconceitos, não pra pessoas retrógradas e preconceituosas. É feito pra quem tem a mente aberta.

Opinião: Um dos melhores livros que eu já li. Sim, as cenas de sexo  são explícitas e são muitas, mas não é tudo. A história, o motivo que existe para tal comportamento é um enigma que você só desvenda ao ler a trilogia. É uma história cheia de desejos libidinosos, traumas de infância e, acima de tudo, a vontade de mudar.Vale a pena ler mas, como eu disse antes, pessoas com mentes fechadas não entenderão o sentido do livro. Minha nota de zero a 10?? 11!!

Frases: “Eu quero muito fazer isso dar certo. Na verdade, nunca quis tanto uma coisa quanto eu quero isso.”

“— Confia em mim? — pergunta-me, de repente. Eu concordo, sacudindo a cabeça, com os olhos muito abertos, de repente me dou conta de que, efetivamente, confio nele.” 

Uma pequena curiosidade: Esse livro me lembrou muito um clipe que a banda 30 Seconds To Mars produziu - Hurricane . Eu pude ver esse clipe sem censura, mas hoje somente a versão censurada está disponível no Brasil.


E aí? O que você achou? Comente e deixe sua opinião! Até a próxima resenha, que será 50 Tons mais escuros!

Ps. Curtam a página do blog !

2 comentários:

Glaucia disse...

Eu sou meio que "viciada"em ler,amo e depois que li a trilogia 50 tons fiquei uns 4 dias com depressão pós livro,mas valeu muito a pena ler,pois amei cada frase,cada emoção da Ana,ri e chorei com ela.no final fui completamente feliz.(recomendo a tds que curtem uma boa leitura,e que não sejam puritanos ou preconceituosos,pois se forem não lêem,pois vc mudará de ideia rapidinho.)bjos a tds que curtem esse blog.

Thaís D. disse...

É verdade, o livro é mt bom, mas nem todos entendem as entrelinhas...!Obrigada por visitar o blog!!! :D

 
;